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Pré-requisitos para instrumentos

  • Acordeon 1

      Não há pré-requisitos

    – Aptidão física para o manuseio do instrumento.

     (Acordeom 1)

    Objetivo

    Conhecer o instrumento e sua história;

    Realizar exercícios de mecanismos com sequências de acordes (maior, menor e relativo);

    Execução de uma música simples;

    Reconhecer os ritmos: binário, ternário e quaternário.

     Metodologia:

    Acordes – maior e menor

    Escalas e acordes relativos

    Apresentação dos ritmos.

    Execução de músicas no ritmo – Ternário (valsa)

    Execução de música – baião e xote

    Execução de música no ritmo binário

    História do Acordeom

    Apresentação do instrumento:

    Teclado;

    Caixa harmônica;

    Diapasão;

    Baixos;

    Movimento do fole;

    Manuseio do instrumento.

    Escala de dó maior;Demonstração de uma musica com a escala maior.

  • Acordeon 2

    Acordeon 2

    Objetivo

    Realizar exercícios de mecanismos mais avançados, executar acompanhamentos usando acordes maior, menor  e sétima da dominante e sétima da diminuta.

    Tocar músicas nos ritmos: binário, ternário e quaternário.

    Metodologia:

    Sondagem;

    Espaço para tirar dúvidas iniciais;

    Exercício de mecanismo.

  • Acordeon 3

    Acordeon 3

    Objetivo

    Conhecimento das escalas cromáticas;

    Execução de escalas cromáticas nas duas mãos;

    Execução de peças que tenham fragmentos cromáticos;

    Conhecimento de escalas maiores em terça.

    Metodologia:

    Sondagem;

    Espaço para tirar dúvidas;

    Apresentação de mecanismos mais avançados;

    Arpejos no estado fundamental:

    1ª inversão e 2ª fundamental;

    Ascendente e descendente.

  • Outros níveis

    Outros níveis

    Acordeom  Nível Intermediário

    – Conhecer e saber executar as escalas maiores e menores;

    – Conhecer os acordes maiores e menores;

    – Conhecer os ritmos binários e ternários;

    – Executar uma peça facilitada.

    Acordeom  Nível Avançado

    – Conhecer e executar exercícios de mecanismos;

    – Executar uma valsa, associando com o ritmo e uma marcha, um xote e um baião.

  • Bandolim 1

    Pré-requisitos:
    Nenhum.
    Objetivos:
    1. Apresentar o instrumento, história e principais bandolinistas.
    2. Escala de Dó maior( notas no braço e exercícios).
    3. Palhetadas “para baixo” com apoio e alternada.
    4. Acompanhamento:” Levada” de choro e primeiros acordes.
    5. Repertório básico da escola: Palhetinha, Luar do Sertão, Gente Humilde, Trenzinho do Caipira e Valsinha.

  • Bandolim 2

    Pré-reqiuisitos:
    Leitura melódica, músicas do nível 1.
    Objetivos:
    1. Escalas de Sol maior e Ré menor hrmônica: notas no braço e exercícios
    2. Acompanhamento do choro: Harmonia das primeiras músicas.
    3. Aperfeiçoamento das palhetadas: “para baixo” com apoio e alternada.
    4. Repertório: Naquela Mesa, As Rosas não Falam, Sampa.

  • Bandolim 3

    Pré-requisitos: Leitura na pauta, músicas do nível 2.
    Objetivos:
    1. Estudo de arpejos simples.
    2. Modelos de exercícios diferentes com escalas( Fá maior, Mi e Lá menor harmônicos).
    3. Aperfeiçoamento da “levada” de choro e de Valsa: acordes com três cordas.
    4. Ornamentos: Trêmolo e Glissando.
    5. Repertório: Carinhoso, Vibrações,, Benzinho e Flor Amorosa.

  • Bandolim 4

    Pré-requisitos: Teoria Musical 1 e 2, repertório do nível 3.
    Objetivos:
    1. Estudo de arpejos com progressões harmônicas.
    2. Ornamentos: Vibrato, Apojatura, mordente.
    3. Acompanhamento das músicas do semestre anterior e início da levada de samba.
    4. Repertório: Noites Cariocas, Doce de Coco, Brasileirinho, Receita de Samba, Santa Morena.

  • Bandolim 5

    Pré-requisitos: Teoria Musical, repertório do semestre anterior (solo e acompanhamento).
    Objetivos:
    1. Estudo avançado de arpejos..
    2. Escalas: Pentatônica, Cromática, tons inteiros.
    3. Levada de Samba.
    4. Ornamentos: aperfeiçoamento.
    5. Repertório: Ingênuo, Murmurando, Cochichando, Caminhando.

  • Bandolim 6

    Pré-requisitos: Teoria Musical, repertório do semestre anterior (solo e acompanhamento)
    Objetivos:
    1. Levadas de Baião e Frevo.
    2. Estudo avançado de arpejos com progressões harmônicas.
    3. Repertório; Delicado, Frevo da Lira, Tico-tico no Fubá, Apanhei-te Cavaquinho, Cabuloso, Lembranças do Recife, Sonoroso.

  • 1º Semetre

    Pré-requisitos: Nunca ter tocado cavaquinho.
    OBJETIVOS:
    Desenvolve postura de mão esquerda e direita corretas, desenvolver leitura de pauta e identificação de notas no instrumento, correta palhetada alternada, conhecimento dos desenhos dos acordes maiores, menores e com sétima, execução da palhetada de choro de acordo com as mudanças de leitura de cifras.

  • 2º Semetre

    Pré-requisitos: Leitura de partitura; posicionamento correto de mão direita; acordes básicos da tonalidade de Dó maior; levada de choro.Solo e harmonia de Palhetinha, Gente Humilde, Naquela mesa e As rosas não falam.
    OBJETIVOS:
    Todos os conhecimentos do primeiro semestre, execução de leitura rítmica e melódica das partituras do segundo semestre, ter conhecimento dos acordes diminutos e meio diminutos.

  • 3º Semetre

    Pré-requisitos:Leitura de partitura ( melódica e rítmico); acordes das tonalidades, F, GM, D, G, Am; levada de choro·
    Solo e harmonia: Pedacinho do céu, Naquele tempo e Flor amorosa.
    OBJETIVOS:
    Todos os conhecimentos do segundo semestre, execução das levadas de samba, valsa e maxixe, ter conhecimento de formação dos acordes.
  • 4º Semetre

    Pré-requisitos: Leitura de partitura; levada de choro e valsa;Solo e Harmonia: Carinhoso
    OBJETIVOS:
    Todos os conhecimentos do 3º semestre, aperfeiçoamento: limpeza das notas, pegada e acentuação melódica, evolução do andamento dos exercícios, conhecer as escalas maiores e menores.
  • 5º Semetre

    Pré-requisitos: Leitura de partitura, escalas maiores e menores, levada de samba.
    Solo e Harmonia: Noites cariocas, Brasileirinho, vê se gosta.
    OBJETIVOS:
    Todos os conhecimentos do 4º semestre, ter conhecimento de transposição harmônica e melódicas, evolução do andamento das partituras do semestre,ter conhecimento das escalas na forma harmônica e melódica.
  • 6º Semetre

    Pré-requisitos: Leitura de partitura Escala harmônica e melódica.Levada de samba enredo, solo e harmonia 1×0, tico- tico no fubá.
    OBJETIVOS:
    Todos os conhecimentos do 5º semestre, conhecimento da árvore harmônica, desenvolvimento da percepção harmônica e melódica.

  • Nível 0

    PRÉ-REQUISITOS
    Possuir instrumento e acessórios como boquilha, braçadeira e palhetas.

  • Nível 1

    PRÉ-REQUISITOS
    – Leitura básica de partituras
    – Escalas até uma alteração na armadura de clave
    Objetivos gerais:
    Desenvolver a respiração adequada para a interpretação do instrumento. Trabalhar a posição correta e postura na hora de tocar o instrumento.

  • Nível 2

    PRÉ-REQUISITOS:Técnica pura, mecanismos e escalas até duas alterações na armadura de clave do método de H. Klosé.
    Melodias do repertório da roda de choro de iniciantes.
    Objetivos gerais:
    Desenvolver a habilidade de tocar em conjunto mediante a participação nas rodas do choro.
  • Nível 3

    PRÉ-REQUISITOS
    Escalas até três alterações na armadura da clave e mecanismos do método de H. Klosé.
    Duetos
    Melodias do repertório da roda de choro de iniciantes
    Objetivos gerais:
    Continuar a desenvolver a habilidade de tocar em conjunto participando das rodas de choro e em grupos propostos em sala de aula
  • Nível 4

    PRÉ-REQUISITOS
    Escalas até 4 alterações na armadura de clave com arpejos, sétimas dominantes e diminutas. Mecanismos e duetos do H. Klosé.
    Apostila da roda de choro avançada.
    Objetivos gerais:
    Aprimorar a execução musical nas peças com ênfase no choro.
  • Nível 5

    PRÉ-REQUISITOS
    Escalas e arpejos até cinco alterações na armadura de clave.
    Estudos do registro grave do método H. Klosé.
    Duetos clássicos de autores diversos.
    Apostila da roda de choro avançada.
    Objetivos gerais:
    Participação em grupos musicais e das rodas de choro avançada

  • Nível 6

    PRÉ-REQUISITOS
    Todas as escalas e arpejos do H. Klosé e do Bearmann.
    Estudos dos diversos registros do instrumento do H. Klosé.
    Duetos clássicos de compositores diversos.
    Apostila da roda de choro avançada.
    Objetivos gerais:
    Aprimorar a execução estilística do choro.
    Participar das rodas de choro propostas pela escola.

  • Nível 0

    PRÉ – REQUISITOS: Não há pré-requisitos para flauta zero a não ser possuir o instrumento. Destinado àqueles que nunca tiveram nenhum contato com o instrumento.

  • Nível 1

    PRÉ – REQUISITOS: Destinado àqueles que já tiveram qualquer contato com a flauta. Leitura básica de partitura é um pré-requisito para o ingresso na flauta 01.
    Objetivos gerais:
    Trabalhar respiração, iniciação às escalas maiores, músicas do caderno iniciante da Escola de Choro.

  • Nível 2

    PRÉ – REQUISITOS: Leitura de partitura. Conteúdo para prova de nivelamento: Livro Flauta Fácil (Celso Woltzenlogel) até a faixa 15, ou músicas do caderno iniciante da Escola de Choro (Gente Humilde, Luar do Sertão, Trenzinho Caipira, As Rosas não Falam).
    Objetivos gerais:
    Consolidar os conhecimentos técnicos adquiridos na flauta 01 e melhorar a leitura através do repertório do caderno iniciante com músicas populares.

  • Nível 3

    PRÉ – REQUISITOS: Leitura de partituras. Conteúdo para prova de nivelamento: Gente Humilde, Valsinha, Luar do Sertão.

    Objetivos gerais:
    Continuação do aprendizado das músicas do caderno iniciante da Escola de Choro. Escalas maiores, cromática.

  • Nível 4

    PRÉ – REQUISITOS: Leitura de partituras. Conteúdo para prova de nivelamento: As Rosas Não Falam, Naquela Mesa, Carinhoso. Escalas maiores Do, Fá, Si bemol, Mi bemol.
    Objetivos gerais:
    Tocar as duas oitavas da flauta com fluência conhecendo todas as notas cromáticas. Continuação do aprendizado das músicas do caderno iniciante da Escola de Choro. Iniciação a leitura de cifra
  • Nível 5

    PRÉ – REQUISITOS: Leitura fluente de partituras e cifra (tríades). Conteúdo para prova de nivelamento: Flor Amorosa, Vibrações, Doce de Coco. Tocar as escalas maiores com bemóis e sustenidos.
    Objetivos gerais:
    Consolidar e aumentar o repertório de choros. Variações.
  • Nível 6

    PRÉ – REQUISITOS: Leitura fluente de partituras e cifra (tríades). Conteúdo para prova de nivelamento: Receita de Samba, Carioquinha, Naquele Tempo. Tocar as escalas maiores com bemóis e sustenidos.
    Objetivos gerais:
    Consolidar e aumentar o repertório de choros. Variações e noções de improviso com uso de tríades.
  • Nível 7

    PRÉ – REQUISITOS: Leitura fluente de partituras e cifra (tríades e tétrades). Conteúdo para prova de nivelamento: Tico-Tico no Fubá, Apanhei-te Cavaquinho, Brasileirinho. Tocar as escalas maiores com bemóis e sustenidos.
    Objetivos gerais:
    Consolidar e aumentar o repertório de choros. Variações e noções de improviso com uso de tríades e tétrades.

  • 1º Semetre

    Ementa Gaita Cromática
    Explorar as diversas possibilidades da gaita, sobretudo no Choro, sua função de solista, os contrapontos e a improvisação. Compreender e aplicar o papel que o instrumento desempenha em um Regional.
    Objetivos
    . Adquirir domínio sobre as técnicas usadas na gaita
    . Montar repertório que contemple os Choros mais populares
    . Conhecer os principais compositores do gênero e suas obras
    . Estimular a capacidade crítica e criativa dos alunos, por meio de audições, análises musicais e improvisação
    . Tocar ritmos relacionados ao Choro (Valsa, Samba-Choro, Maxixe, Polca, Baião)
    Primeiro semestre
    Pré-requisito: Ter uma gaita cromática afinada em “C”.
    1. Apresentação do instrumento e sua inserção no Choro
    – Contexto histórico
    – Noções de utilização do diafragma (sopro e aspiração)
    – Desenvolvimento da sonoridade e embocadura
    2. Luar do Sertão
    – Exercício técnico 1 – Graus Conjuntos C maior
    – Leitura musical no instrumento
    3. Luar do Sertão
    – Exercício técnico 2 – Graus Conjuntos C maior
    4. Gente Humilde
    – Exercício técnico 3 – Graus Conjuntos C maior
    5. Gente Humilde
    – Exercício técnico 4 – Graus Conjuntos C maior
    6. Asa Branca

    – Revisão dos exercícios técnicos
    7. Asa Branca
    – Revisão dos exercícios técnicos
    8. Assum Preto
    – Revisão dos exercícios técnicos
    9. Assum Preto
    – Exercício técnico 1 – Terças diatônicas C maior
    10. Valsinha
    – Exercício técnico 2 – Terças diatônicas C maior
    11. Primeira avaliação
    – Audição dos exercícios e músicas
    12. Tonalidade Maior
    – Formação de escalas
    – Campo harmônico
    – Arpejos e acordes
    13. Valsinha
    – Exercícios de Tríades diatônicas C maior
    14. Naquela Mesa
    – Exercícios de Tríades diatônicas C maior
    15. Naquela Mesa
    – Exercícios de Tétrades diatônicas C maior
    16. Urubú Malandro
    – Exercícios de Tétrades diatônicas C maior
    – Revisão dos exercícios técnicos
    17. Avaliação final

  • 2º Semetre

    Pré-requisito: Tocar exercícios técnicos em “C” e “Naquela mesa”

    1. Tonalidade menor
    – Formação de escalas
    – Campo harmônico
    – Arpejos e acordes
    2. As Rosas Não Falam
    – Exercício técnico 1 – Graus conjuntos G maior
    3. As Rosas Não Falam
    – Exercício técnico 2 – Graus conjuntos G maior
    4. Preciso me Encontrar
    – Exercício técnico 3 – Graus conjuntos G maior
    5. Preciso me Encontrar
    – Exercício técnico 4 – Graus conjuntos G maior
    6. Flor Amorosa
    – Exercício 1 – Terças diatônicas G maior
    7. Flor Amorosa
    – Exercício 2 – Terças diatônicas G maior
    8. Carinhoso
    – Exercícios de Tríades diatônicas G maior
    9. Carinhoso
    – Exercícios de Tríades diatônicas G maior
    10. Pedacinho do Céu
    – Exercícios de Tétrades diatônicas G maior
    – Revisão dos exercícios anteriores

    11. Avaliação
    – Audição dos exercícios e músicas
    12. Pedacinho do Céu
    – Exercícios de Tétrades diatônicas G maior
    – Revisão dos exercícios anteriores
    13. Doce de Coco
    – Exercício técnico 1 – Graus conjuntos D maior
    14. Doce de Coco
    – Exercício técnico 2 – Graus conjuntos D maior
    15. Vibrações
    – Exercício técnico 3 – Graus conjuntos D maior
    16. Vibrações
    – Exercício técnico 4 – Graus conjuntos D maior
    17. Avaliação final

  • 3º Semetre

    Terceiro Semestre
    Pré-requisito: Tocar exercícios técnicos em “G”, Pedacinhos do céu e Doce de Coco
    1. Noçoes básicas sobre improvisação e variação sobre temas.
    2. Rosa
    – Exercício técnico 1 – Terças diatônicas D maior
    3. Rosa
    – Exercício técnico 2 – Terças diatônicas D maior
    4. Brejeiro
    – Exercícios de Tríades diatônicas D maior
    5. Brejeiro
    – Exercícios de Tríades diatônicas D maior

    6. Lamentos
    – Exercícios de Tétrades diatônicas D maior
    7. Lamentos
    – Exercícios de Tétrades diatônicas D maior
    – Revisão dos exercícios técnicos
    8. Naquele Tempo
    – Revisão dos exercícios técnicos
    9. Naquele Tempo
    – Revisão dos exercícios técnicos
    10. Prática de improvisação aplicando os exercícios
    – Revisão de repertório
    11. Primeira avaliação
    – Audição dos exercícios e músicas
    12. Receita de samba
    – Exercício técnico 1 – Graus conjuntos F maior
    13. Receita de samba
    – Exercício técnico 2 – Graus conjuntos F maior
    14. Carioquinhas
    – Exercício técnico 3 – Graus conjuntos F maior
    15. Carioquinhas
    – Exercício técnico 4 – Graus conjuntos F maior
    16. Vou vivendo
    – Revisão dos exercícios técnicos
    – Revisão de repertório
    17. Avaliação final

  • 4º Semetre

    Pré-requisito: Tocar exercícios técnicos em “D”, Naquele tempo, Receita de samba e Carioquinha
    1. Noções básicas sobre improvisação e variação sobre temas já estudados.
    2. Vou Vivendo
    – Exercício técnico 1 – Terças diatônicas F maior
    3. Na Glória
    – Exercício técnico 2 – Terças diatônicas F maior
    4. Na Glória
    – Exercícios de Tríades diatônicas F maior
    5. Noites Cariocas
    – Exercícios de Tríades diatônicas F maior
    6. Noites Cariocas
    – Exercícios de Tétrades diatônicas F maior
    7. Chorando Baixinho
    – Exercícios de Tétrades diatônicas F maior
    – Revisão dos exercícios técnicos
    8. Chorando Baixinho
    – Revisão dos exercícios técnicos
    9. Proezas de Solon
    – Exercício técnico 1 – Graus conjuntos A maior
    10. Proezas de Solon
    – Exercício técnico 2 – Graus conjuntos A maior
    – Prática de improvisação aplicando os exercícios
    – Revisão de repertório
    11. Primeira avaliação
    – Audição dos exercícios e músicas12. Santa Morena
    – Exercício técnico 3 – Graus conjuntos A maior
    13. Santa Morena
    – Exercício técnico 4 – Graus conjuntos A maior
    14. Brasileirinho
    – Exercício técnico 1 – Terças diatônicas A maior
    15. Brasileirinho
    – Exercício técnico 2 – Terças diatônicas A maior
    16. Apanhei-te Cavaquinho
    – Exercícios de Tríades diatônicas A maior
    – Revisão dos exercícios técnicos
    17. Avaliação final
  • 5º Semetre

    Pré-requisito: Tocar exercícios técnicos em “F” e “A”, Proezas de Solon, Santa morena, Chorando baixinho
    1. Noções básicas sobre improvisação e variação sobre temas já estudados.
    2. Apanhei-te Cavaquinho
    – Exercícios técnicos de graus conjuntos diatônicos A maior
    – Exercícios cromáticos
    3. Sonoroso
    – Exercícios de Terças, Tríades e Tétrades diatônicas em A maior
    4. Arabiando
    – Exercícios técnicos de graus conjuntos diatônicos Bb maior
    5. Revisão de repertório
    – Exercícios de Terças, Tríades eTétrades diatônicas em Bb maior
    6. Aquarela na Quixaba
    – Exercícios técnicos de graus conjuntos diatônicos E maior7. Assanhado
    – Exercícios de Terças, Tríades eTétrades diatônicas em E maior
    – Revisão dos exercícios técnicos
    8. Tico-Tico no Fubá
    – Exercícios técnicos de graus conjuntos diatônicos Eb maior
    – Revisão dos exercícios técnicos
    9. Revisão de Repertório
    – Exercícios de Terças, Tríades eTétrades diatônicas em Eb maior
    10. Roda tocando o repertório
    – Exercício técnico 2 – Graus conjuntos A maior
    – Prática de improvisação aplicando os exercícios
    11. Primeira avaliação
    – Audição dos exercícios e músicas
    12. Ternura
    – Exercícios técnicos de graus conjuntos diatônicos B maior
    13. Um a zero
    – Exercícios de Terças, Tríades eTétrades diatônicas em B maior
    14. Migalhas de amor
    – Exercícios cromáticos
    – Exercícios em quarta
    15. Cochichando
    – Revisão de repertório
    – Exercícios técnicos de graus conjuntos diatônicos Ab maior
    16. Roda tocando o repertório
    – Exercícios de Terças, Tríades e Tétrades diatônicas em Ab maior
    – Revisão dos exercícios técnicos
    17. Avaliação final

  • Básico 1

    PRÉ-REQUISITOS
    Não há pré-requisitos no pandeiro um, somente POSSUIR O PANDEIRO DE COURO. Destinado àqueles que nunca tiveram nenhum contato com o instrumento.
    OBJETIVOS
    Identifica e aprender o conceito de pulsação, tempo forte e tempo fraco, figuras rítmicas, fórmulas de compasso. Introdução ao Choro.Ter conhecimento histórico dos instrumentos e sua importância para o estilo musical . Aprender choro e suas variações, noção de valsa e suas variações.
    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Pandeiro de Couro.

  • Básico 2

    PRÉ-REQUISITOS
    Identificar a pulsação, noção de tempo forte, tempo fraco, figuras rítmicas, fórmulas de compasso.. Saber tocar Choro e Valsa. Mexer o Pandeiro e acentuar. Ler partitura de pandeiro.
    OBJETIVOS
    Desenvolver novas técnicas de se obter sonoridades diferentes no instrumento. Ter conhecimento histórico dos ritmos e sua importância para a nossa música brasileira. Aprender Maxixe, Xote e Baião mais as variações de cada ritmo.
    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Pandeiro de Couro.

  • Básico 3

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber mexer o pandeiro, acentuar. Tocar o conteúdo do Básico 1 e 2. Ler partitura de pandeiro
    OBJETIVOS
    Desenvolver novas técnicas de se obter sonoridades diferentes no instrumento. Ganhar agilidade e aprender ler uma partitura genérica. Ter conhecimento histórico dos ritmos e sua importância para a nossa música brasileira. Aprender Choro sambado, partido alto, samba e pagode, mais as variações de cada ritmo.
    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Pandeiro de Couro.

  • Básico 4

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber o conteúdo do Básico 1, 2 e 3. Ler partitura de pandeiro e a genérica (geral)
    OBJETIVOS
    Desenvolver novas técnicas de se obter sonoridades diferentes no instrumento. Ganhar agilidade. Ter conhecimento histórico dos ritmos e sua importância para a nossa música brasileira. Aprender marcha rancho, marchinha de carnaval, polca, schottishe e valsa dobrada, mais as variações de cada ritmo.
    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Pandeiro de Couro.
  • Básico 5

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber o conteúdo do Básico 1, 2, 3 e 4. Ler partitura de pandeiro e a genérica (geral). Ter participado pelo menos uma vez ,da apresentação de alunos da escola no final do ano.
    OBJETIVOSDesenvolver novas técnicas de se obter sonoridades diferentes no instrumento. Ganhar agilidade. Ter conhecimento histórico dos ritmos e sua importância para a nossa música brasileira. Aprender arrasta-pé, baiãozinho, coco e frevo, mais as variações de cada ritmo.
    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Pandeiro de Couro.
  • Intermediário 1

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber o conteúdo do Básico 1, 2, 3, 4 e 5. Ler partitura de pandeiro e a genérica (geral). Ter participado pelo menos uma vez ,da apresentação de alunos da escola no final do ano.
    OBJETIVOS
    Desenvolver novas técnicas de se obter sonoridades diferentes no instrumento. Ganhar agilidade. Ter conhecimento histórico dos ritmos e sua importância para a nossa música brasileira. Aprender embolada, forró, xaxado e pop (rock, funk, jazz e 6 por 8) mais as variações de cada ritmo.
    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Pandeiro de Couro.
  • Intermediário 2

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber o conteúdo completo do Nível Básico. Saber ler partitura.
    OBJETIVOS
    Aprender uma nova forma de se tocar o pandeiro, técnica desenvolvida por Marcos Suzano. Aprender a tocar Funk, Rock, Jazz e o 6/8.
    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Pandeiro de Couro.

  • Básico 1

    NÍVEL
    Básico – 1       

    PRÉ-REQUISITOS
    Não há pré-requisitos na percussão básico

    OBJETIVOS
    Destinado àqueles que nunca tiveram nenhum contato com os instrumentos.   Identifica e aprender o conceito de pulsação, tempo forte e tempo fraco. Introdução ao Samba e ao Choro.Ter conhecimento histórico dos instrumentos e sua importância para o estilo musical.

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Aprender a tocar os instrumentos Tantã, Agogô, Surdo. Em cada instrumento será ensinado duas levadas básicas, mais 3 variações.

  • Básico 2

    NÍVEL
    Básico – 2   

    PRÉ-REQUISITOS
    Identificar a pulsação, noção de tempo forte e fraco. Saber tocar Surdo, Tantã, Agogô.. Mais duas levadas e duas variações para TODOS os instrumentos. Ler partitura.

    OBJETIVOS
    Continuar com o Samba e Choro. Ter conhecimento histórico dos instrumentos e sua importância para o estilo musical.

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Aprender a tocar os instrumentos Ganzá, reco-reco, caixeta e tamborim. Em cada instrumento será ensinado duas levadas básicas, mais 3 variações.

  • Básico 3

    NÍVEL
    Básico – 3  

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber tocar os instrumentos de Samba e Choro (8 instrumentos). Mais duas levadas e duas variações para TODOS os instrumentos. Ler partitura.

    OBJETIVOS
    Introdução aos ritmos Nordestinos (xote, baião, forró, xaxado, rastapé e frevo). Ter conhecimento histórico dos instrumentos e sua importância para o estilo musical. Ritmos utilizados nesse primeiro nível: xote, baião e xaxado.

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Aprender a tocar os instrumentos Surdo (Zabumba*), Triângulo, Agogô, Ganzá e Pandeiro. Em cada instrumento será ensinado duas levadas básicas, mais 4 variações.

  • Básico 4

    NÍVEL
    Básico – 4        

    PRÉ-REQUISITOS
    Conhecer a definição, importância, história dos ritmos nordestinos. Saber tocar Zabumba, triângulo, Agogô, Ganzá e Pandeiro nos ritmos: Xote, Baião e Xaxado. Ler partitura.

    OBJETIVOS
    Continuação dos ritmos nordestinos.Ter conhecimento histórico dos instrumentos e sua importância para o estilo musical. Ritmos utilizados nesse primeiro nível: forró, rastapé e frevo.

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Aprender a tocar os instrumentos Surdo (Zabumba*), Triângulo, Agogô, Ganzá, Pandeiro e Caixa Clara. Em cada instrumento será ensinado duas levadas básicas, mais 4 variações.

  • Intermediário 1

    NÍVEL
    Intermediário – 1   

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber o conteúdo completo do Nível Básico e fazer a prova de aptidão técnica.

    OBJETIVOS
    No nível Intermediário o intuito é desenvolver e aprimorar técnicas em cima dos instrumentos já trabalhados. Será escolhido 1 a 2 instrumentos a serem trabalhados durante o semestre. Ou poderá ser escolhido um novo instrumento de nível de dificuldade alta. (Cuíca, Repique de mão, Repique de Anel e Caixa Clara).

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    1 a 2 instrumentos já trabalhados durante o curso básico. Ou um novo instrumento de nível de dificuldade alta. (Cuíca, Repique de mão, Repique de Anel e Caixa Clara).

  • Intermediário 2

    NÍVEL
    Intermediário – 2            

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber o conteúdo completo do Nível Básico e fazer a prova de aptidão técnica

    OBJETIVOS
    No nível Intermediário o intuito é desenvolver e aprimorar técnicas em cima dos instrumentos já trabalhados. Será escolhido 1 a 2 instrumentos a serem trabalhados durante o semestre. Ou poderá ser escolhido um novo instrumento de nível de dificuldade alta. (Cuíca, Repique de mão, Repique de Anel, Caixa Clara, Cajón, Atabaque e Congas).

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    1 a 2 instrumentos já trabalhados durante o curso básico e intermediário. Ou um novo instrumento de nível de dificuldade alta. (Cuíca, Repique de mão, Repique de Anel, Caixa Clara, Cajón, Atabaque e Congas).

  • Avançado 1

    NÍVEL
    Avançado – 1     

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber o conteúdo completo do Nível Básico, tocar pelo menos 2 instrumentos de dificuldade alta (ensinados no nível intermediário) e fazer a prova de aptidão técnica.

    OBJETIVOS
    No nível avançado o intuito é desenvolver o estudo independência das mãos e a polirritmia. Apreender a tocar ao mesmo tempo mais de um instrumento.

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Aprender a tocar ao mesmo tempo: Surdo e Caixa; Surdo e Tamborim; Tamborim e Agogô.

  • Avançado 2

    NÍVEL
    Avançado – 2     

    PRÉ-REQUISITOS
    Saber o conteúdo completo do Nível Básico, tocar pelo menos 2 instrumentos de dificuldade alta (ensinados no nível intermediário) e fazer a prova de aptidão técnica.

    OBJETIVOS
    No nível avançado o intuito é desenvolver o estudo independência das mãos e a polirritmia. Apreender a tocar ao mesmo tempo mais de um instrumento, seja com as mãos seja com os pés.

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Aprender a tocar ao mesmo tempo: Conga e Campana; Bumbo e Clave; Tantã e Tamborim; Ijexá com 2 congas; Conga e Caxixi.

  • Avançado 3


    NÍVEL

    Avançado – 3 em diante

    PRÉ-REQUISITOS
    A partir dos níveis avançado 3 em diante somente poderá entrar na turma se aprovado na prova de aptidão. Este nível é voltado para aqueles que já sabem tocar bem vários instrumentos, como músicos.

    OBJETIVOS
    No nível avançado o intuito é desenvolver o estudo independência das mãos e a polirritmia. Apreender a tocar ao mesmo tempo mais de um instrumento, seja com as mãos seja com os pés. Aprofundamento em instrumentos específicos. O conteúdo será desenvolvido de acordo com a necessidade dos alunos.

    INSTRUMENTOS UTILIZADOS
    Será escolhido e desenvolvido de acordo as necessidades dos alunos.

  • Nível 0

    PRÉ – REQUISITOS: Não há pré-requisitos no saxofone zero. Destinado àqueles que nunca tiveram contato com o instrumento.
    Objetivos: Aprender a emitir os primeiros sons no instrumento. Posicionamento básico dos dedos, embocadura, articulação básica. Execução de melodias simples.

  • Nível 1

    PRÉ – REQUISITOS:
    O aluno já teve contato prévio com o instrumento e é capaz de emitir uma sonoridade consistente.
    Música: Trenzinho Caipira.
    Leitura de partitura não é pré-requisito para o ingresso no saxofone 01.
    Objetivos: Iniciar a leitura básica de partituras. Aprimorar sonoridade. Iniciar repertório do livro Iniciante de Choro. Aprender escalas e arpejos até 1 acidente – uma oitava.
  • Nível 2

    PRÉ – REQUISITOS:Escalas e arpejos até 1 acidente – uma oitava.
    Músicas: Peixe vivo, Luar do Sertão, Gente Humilde.
    Objetivos: Expandir repertório do livro Iniciante de Choro. Aprender escalas e arpejos até 2 acidentes – uma oitava.
  • Nível 3

    PRÉ – REQUISITOS:Escalas e arpejos até 2 acidente – uma oitava.
    Músicas: Naquela Mesa, As rosas não falam, Valsinha.
    Objetivos: Iniciar livro de choro avançado. Aprimorar técnica do instrumento por meio de escalas e arpejos na extensão completa do instrumento.
  • Nível 4

    PRÉ – REQUISITOS:
    Método Guy Lacour de escalas até 1 acidente.
    Tocar ao menos uma das seguintes músicas: Carinhoso, Corta-jaca, Flausina.
    Leitura a primeira vista.
    Objetivos: Expandir repertório de choro avançado. Iniciar trabalho de improvisação. Aprimorar Guy Lacour até 2 acidentes.
  • Nível 5

    Método Guy Lacour de escalas até 2 acidentes.
    Músicas: Doce de Côco, Sonoroso, Noites Cariocas.
    Improvisar nas seguintes progressões utilizando somente arpejos, em tonalidade de livre escolha:
    ||: I | V7 :||
    ||: Im | V7 :||
  • Nível 6

    Método Guy Lacour de escalas até 3 acidentes.
    2. Tocar ao menos uma das seguintes músicas de coeur:
    a. Noites cariocas
    b. Receita de Samba
    c. Cochichando
    3. Improvisar nas seguintes progressões harmônicas, utilizando somente arpejos:
    a. Tônica para o quarto grau com preparação. Em tom maior e menor.
    b. Tônica-dominante-tônica. Em tom maior e menor.
    Objetivos: Iniciar improviso com escalas de acorde. Consolidar repertório para realizar apresentação solo, com ao menos 10 músicas decoradas.

  • Viola caipira 0

    – Como segurar o instrumento.
    -Postura
    -Como afinar o instrumento.
    -Técnicas básicas.
    *Iniciar gradativamente o conteúdo da Viola Caipira 1

  • Viola caipira 1

    -Escalas duetadas
    -Principais Acordes
    -Ritmos: toada e guarânia
    -Repertório: Chico Mineiro, Luar do Sertão, Chalana, Trenzinho do Caipira, Estudo nº 1 – Coã (Roberto Corrêa).

  • Viola caipira 2

    -Escalas duetadas vertical.
    -Principio da transposição.
    -Ampliar o conhecimento de acordes.
    – Ritmos: Cururu e Cateretê.
    -Repertório: Menino da Porteira, Peito Sadio, Estudo nº 3 – Jaó (Roberto Corrêa)

  • Viola caipira 3

    -Escalas duetadas vertical.
    – Formação de acordes maiores e com sétima da dominante.
    – Estudo da progressão I – I7 – IV – V7 nas três regiões do braço
    – Ritmos: Choro, Rastapé.
    – Repertório: Sampa (acompanhamento), Naquela Mesa (acompanhamento), Moreninha Linda.

  • Viola caipira 4

    – Escalas Maiores – desenhos
    – Formação de Acordes Menores.
    – Estudo da Progressão I – VIm – IIm – V7 nas três regiões do braço.
    – Ritmos: Valsa e Catira
    – Repertório: Valsinha, Estudo nº 6 – Alma de Gato (Roberto Corrêa)

  • Viola caipira 5

    – Escalas Maiores – desenhos
    – Formação de Acordes Tétrades, Diminutos e Meio Diminutos.
    – Leitura de Partitura.
    – Ritmos: Pagode e Cipó Preto.
    -Repertório: Palhetinha, Gente Humilde, Chora Viola, Pagode em Brasília.

  • Viola caipira 6

    – Principio da Improvisação, escalas maiores e duetadas.
    – Campo Harmônico Menor
    – Ritmos: Polca, Querumana.
    – Iniciar repertório pra viola solo
    – Terminar repertório Iniciante e intermediário da Escola de Choro.
    -Repertório: Senhores da Terra, Lá em Casa, Urubu Rei.

    OBS.:

    – O Repertório e os Ritmos apresentado são norteadores do trabalho. Podendo assim, ser adaptado com as necessidades e desejos de cada turma e também poderá ser acrescentado ou retirado peças e/ou ritmos de acordo com o andamento do trabalho.
    – O conhecimento não é estanque, sendo assim, novos assuntos surgiram no decorrer das aulas e estes não devem ser ignorados. Cabendo ao professor aproveita-los e media-los juntamente com os assuntos previstos.

  • Nível 0

    PRÉ – REQUISITOS:
    Não há pré-requisitos no violão zero. Destinado àqueles que nunca tiveram nenhum contato com o instrumento.

  • Nível 1

    PRÉ – REQUISITOS:
    Destinado àqueles que já tiveram qualquer contato com o violão. Leitura de partitura e de cifra não são pré-requisitos para o ingresso no violão 01.
    Objetivos gerais: Iniciar a estruturação técnica dos alunos a partir de estudos para violão e músicas que desenvolvam sua coordenação motora e sensibilidade musical.

  • Nível 2

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partitura. Conteúdo para prova de nivelamento: Andantino e Estudo em C, ou algum estudos simples de violão.
    Objetivos gerais: Consolidar os conhecimentos técnicos adquiridos no violão 01 e iniciação dos conhecimentos de leitura de cifra a partir de um repertório de choros simples e músicas populares.

  • Nível 3

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras e cifra. Conteúdo para prova de nivelamento: Gente Humilde, Luar do Sertão e Valsa.
    Objetivos gerais: Desenvolver a capacidade de tocar os acordes em suas diversas inversões. Inicio do estudo de escalas maiores no braço do violão.

  • Nível 4

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras e cifra com acordes invertidos. Conteúdo para prova de nivelamento: Flor Amorosa, Sons de Carrilhões. Tocar escalas maiores no braço do violão nos tons de Dó, Ré, Fá e Sol.
    Objetivos gerais: Desenvolver a capacidade de tocar as \\\”baixarias\\\” (contrapontos) do repertório de Choros. Estudo das digitações de arpejos.

  • Nível 5

    PRÉ – REQUISITOS:

    Leitura de partituras e cifra com acordes invertidos. Escalas maiores e menores harmônicas. Conteúdo para prova de nivelamento: Sons de Carrilhões, Flor Amorosa. Tocar a escala maior nos de DÓ,SOL,FÁ.
    Objetivos gerais: Consolidar e aumentar o repertório de choros com baixarias. Inicio das noções de levadas de samba.

  • Violão Avançado

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras e cifra com inversões e retório de violão 6. Conteúdo para prova de nivelamento: Flausina e Noites Cariocas.
  • Violão de 7 cordas

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras e cifra com acordes invertidos. Escalas maiores e menores harmônicas. Levada de samba. Conteúdo para prova de nivelamento: Carinhoso, Pedacinhos do Céu e Naquele Tempo. Levada de samba.

    Objetivos gerais: Desenvolver as levadas de samba a partir do repertório de sambas-choro. Análise harmônica e estudo da aplicação das baixarias em diversos contextos harmônicos.Desenvolver a percepção musical tirando música de ouvido.

  • Nível 1

    PRÉ – REQUISITOS:
    Não há pré-requisitos no violino 1. Destinado àqueles que nunca tiveram nenhum contato com o instrumento.

  • Nível 2

    PRÉ – REQUISITOS:
    Destinado àqueles que já tiveram qualquer contato com o violino. Leitura de partitura é um pré-requisito para o ingresso no violão 01.
    Objetivos gerais: Iniciar a estruturação técnica dos alunos a partir de estudos para violino e músicas que desenvolvam sua coordenação motora e sensibilidade musical

  • Nível 3

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partitura. Conteúdo para prova de nivelamento: Gente Humilde e Luar do Sertão, ou algum estudos simples.
    Objetivos gerais: Consolidar os conhecimentos técnicos adquiridos no violino 02 e adquirir fluência na leitura à primeira vista.

  • Nível 4

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras. Conteúdo para prova de nivelamento: As Rosas não Falam.
    Objetivos gerais: Desenvolver a capacidade de tocar escalas maiores e menores com variações rítmicas.

  • Nível 5

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras. Conteúdo para prova de nivelamento: Naquela Mesa. Tocar escalas maiores e menores.
    Objetivos gerais: Explorar diferentes estilos musicais onde o violino costuma ser usado.

  • Nível 6

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras e cifras. Escalas maiores e menores. Conteúdo para prova de nivelamento: Wave.
    Objetivos gerais: Consolidar e aumentar o repertório de choros e outros estilos. Mudança de posições.

  • Nível 7

    PRÉ – REQUISITOS:
    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras e cifra. Escalas maiores e menores. Conteúdo para prova de nivelamento: Corta-Jaca
    Objetivos gerais: Desenvolver a capacidade de improvisação. Desenvolver a percepção musical tirando música de ouvido.
  • Avançado

    PRÉ – REQUISITOS:
    Leitura de partituras e cifras. Conteúdo para prova de nivelamento: Descendo a Serra.

  • Nível 1

    Pré requisito:

    Ter ou comprar o instrumento. Quem não possuir o instrumento, pegar as indicações e referências com o professor na primeira aula.